Tiago 1.1

Crer e Observar - Carta de Tiago

TIAGO 1.1 "Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que se encontram na Dispersão, saudações."


Uma palavra para tornar prática a nossa fé!



No passado, grandes homens de Deus chegaram a ter dificuldade em receber esse texto como parte do cânon da Escritura. Mas com o passar do tempo, a Igreja do Senhor teve a clareza necessária para enxerga-lo como um texto que foi inspirado por Deus. Essa carta é um pequeno livro de sabedoria e o objetivo de Tiago era orientar os irmãos a tornar prática a Fé em Cristo, em todo tempo e em todas as circunstâncias.



Tiago era um dos quatro irmãos de Jesus, mencionados no Evangelho de Marcos, em Marcos 6. O Tiago Apóstolo já era morto quando essa carta foi escrita no final da década de 50dC. Esse texto foi dirigido aos crentes e igrejas espalhados em todos os lugares. Na sua maioria a Igreja ainda era composta de Judeus, os quais estavam sofrendo, dentre outros motivos, por causa de sua nova fé na pessoa do Messias.


É bem certo que sofrimentos nos confrontam constantemente. Fazer visível a nossa fé, portanto, ainda tem sido o grande desafio para boa parte de nós os crentes em Jesus Cristo. O contexto de tais adversidades normalmente são os cenários de nossas experiências. Neles experimentamos que as pessoas e as circunstâncias mudam e em boa parte das vezes são mudanças que nos oprimem e nos fazem sofrer.


Com tudo isso, não podemos suspeitar de que "todas as coisas cooperam para o nosso bem, daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito" (Rm 8.28). Sem dúvida alguma, nosso contexto de vida costuma variar todo o tempo. Porém, nossa Fé deve estar firmada, não em pessoas ou nas circunstâncias em nosso redor, mas exclusivamente em Cristo Jesus, o Senhor nosso!


Rev. Emerson Silva.