Tiago 1.2-4

Crer e Observar - Carta de Tiago

TIAGO 1.2-4 "Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes."

Não é nada fácil mantermos a fé diante das provas!

Para os ímpios, as adversidades compõem um cenário triste e desolador de falta de esperança. O motivo é que eles não possuem a Fé que é o alvo das provações; a fé que não vem de nós, mas é dada por Deus (Ef 2.8); a Fé Salvadora. É nesse sentindo que nós, os crentes em Cristo, devemos ter como motivo de toda alegria passarmos por variadas provações. Nós possuímos a fé que é o alvo das provações (v2).

Deve estar claro para nós que essa fé é submetida às provações de todos os tipos. O alvo de Deus com isso é que tenhamos a Fé aprovada, afim de que produza em nós a perseverança. Isso significa que permaneceremos com a esperança da salvação que o nosso Salvador tem para nós. Há dias em que a nossa fé parece vacilar, mas é o Espírito do Senhor e a sua palavra nos confortam e nos sustentam (v3).

Não deixemos de observar também, que a perseverança diária, com o auxílio do Espírito e da Palavra, produzirá em nós a santificação; a separação das coisas que desagradam a Deus e a aproximação das coisas que lhe agradam. Essa é a construção da ação completa que a perseverança gerará em nós. Pois seremos perfeitos, também completos e normais; pela ação regeneradora do Espírito estaremos nos tornando semelhantes a Cristo, o segundo Adão; o novo Homem (v4).

Rev. Emerson Silva.

Nenhum comentário: